segunda-feira, 12 de julho de 2010

UMA GERAL NO ENTRE PÓLOS

Na primeira janela de tempo proximo a 10/08, estarei indo navegar de Porto Alegre a Recife, e Fernando de Noronha. Sempre que possível estarei postando Diário de Bordo, fotos e vídeos.

Geralmente uma pequena reforma começa assim. Só vou fazer o fundo, acho que só envenenada, o costado e o convés só retoque, no interior não vou mexer.
Tirei o barco da água em outubro de 2009, só para revisar o casco e fazer nova envenenada. O fundo foi todo jateado com granalha de ferro, e a pintura começou do zero. O costado dei um banho geral de tinta, com novos adesivos do logotipo Entre Pólos. O convés também um banho de tinta. Os anti derrapantes refeitos, agora menos abrasivos, aplicado com pistola uma micro esfera diferenciada que não agride nossas roupas. Aproveitei para soldar uma barra de meia polegada com furos e rosca, para fixar o trilho da genoa e eliminar os parafusos com porca do interior. Nunca deu vazamento, mas se algum dia vier a dar, e tiver que dar alguma manutenção, teria que soltar toda a forração e desmanchar os armários da cozinha. Há muito tempo venho estudando um novo dog fixo, fiz vários desenhos baseados em vários tipos que tinha visto em minha viagem, e sempre fotografava. Depois do desenho, teria que decidir o material, madeira fibra ou ferro. Decidi por confeccionar em aço inox. Conversei com o Bugrão da Náutica Porto, (51)81192860, que tem sua oficina nas imediações do Iate Clube Guaíba, e acertamos o orçamento. O preço foi razoável, acompanhei toda a obra, mandei jatear para aderir melhor à tinta, à instalação eu mesmo fiz com ajuda de amigos, o policarbonato também, fiz o molde e a colagem, ficou perfeito, também pude contar com a ajuda do amigo Flavio.
O interior resolvi só dar uma mão de verniz, aplicado pelo Carlos Alberto (Magrão). Quem sabe revisamos e lavamos o porão? Aí o Bixo pegou. Descobrimos um pequeno vazamento no Boiler, e com o vazamento manchas de choro de ferrugem. Tiramos o Boiler fora para o conserto, limpamos tudo e pintamos, e seguimos pintando, ao revisar abaixo do banheiro, também com vazamento e choro de ferrugem. Praticamente desmontamos o banheiro, pois tivemos que tirar o piso, e para isto tivemos que desmontar os armários balcão de pia o vaso sanitário, e desconectar a Hidráulica. Abaixo do piso do banheiro, ainda tivemos que tirar um tanque de água. Uma mão de obra por umas pequenas manchas amareladas, mas tudo resolvido. Na realidade não é muita coisa, mas se fizer sempre a manutenção correta evitamos transtornos futuros, o Entre Pólos navegou mais de trinta mil milhas, em um pouco mais de cinco anos, sendo mais de noventa por cento no mar.
Toda parte elétrica foi revisada, como também a hidráulica, tudo cem por cento. O radar também foi consertado, o problema era simples, apenas o cabo que esfolou na entrada do mastro.
Também está no orçamento uma nova capa da vela, bimini e junções, que estão quase prontos, com Marcelo, (Cap.capitão) celohisto@hotmail.com
E assim termina uma pequena empreitada! Em uma grande mão de Obra. Jateamento do Fundo, Jato Sul. Pintor Felipe, (51)91135844. Elétrica e Hidráulica, Daniel, dmnautica@terra.com.br Tinta Internacional. Montagem do Dog Policarbonato, reparos entre pequenos detalhe, e assessoria, eu (Gigante).


Pronto para navegar, abastecido só esperando a janela de tempo.

2 comentários:

  1. ô bicho seu, o ENTREPOLOS ficou ZERADO! ficou otimo, pelas imagens, que beleza!, espero grandes velejadas no novo barco, parabens, esse é o grande segredo de como manter e conservar um veleiro sempre novo,
    BONS VENTOS ,ABRAÇOS Gilberto e Helenita VELEIRO NITAEBETO, Imbituba SC.

    ResponderExcluir
  2. Blz, boa navegada.
    Nos ainda presos em Pelotas, tratando de problemas terrenos...saco!!! Espero sair ate o final de setembro no maximo.
    Se tiver usando o SSB, diz o horario que vais estar operando.

    Abracao

    Fininho (Zuretta)

    ResponderExcluir