segunda-feira, 3 de setembro de 2012

PORTO ALEGRE À PARATY

IATE CLUBE DE ILHABELA

Saída perfeita, vento favorável nordeste, tripulação pronta. Assim saímos dia 24/08 logo após o almoço no restaurante do ICG. Até a Ilha do junco motor, na lagoa só vela grande com NE vento 3/4 de 18 à 25 nós, chegamos em Rio Grande dia 25/08 após 23.30 horas de viagem. Sexta feira às 15 horas do dia 26/08, saímos rumo a Porto Belo, às 21 horas entrou a frente fria, muito forte, de noite o frio não deixava dormir, ondas altas e desencontradas faziam o Entre Pólos quase atravessar por varias vezes, mais tarde descobri que um dos lineares hidráulicos havia feito ar, rapidamente desliguei e acionei o outro e o barco tomou seu rumo bem mais confortável. As noites frias foram amenizadas com a tradicional sopa da Cleuza. Nosso almoço do primeiro dia e do segundo, foi uma maravilha, já pré-pronto lasanha e arroz com galinha que o Paulo trouxe feito pela dona Mare, isso facilitou nossa vida, pois estava ruim de cozinhar devido ao mar muito mexido, nada parava dentro da cabine do Entre Pólos. Domingo ao meio dia com o mar mais tranquilo no través de Floripa, fiz uma picanha no forno com creme de leite para comemorar a nossa travessia bem sucedida. Seguimos toda a navegada com vento de popa e vela grande no segundo rizo, até a Ilha do Arvoredo, depois tiramos o Rizo e abrimos a genoa pela primeira vez nesta perna. Chegamos em Porto Belo às cinco horas da manhã,  nesta travessia levamos 62 horas bem velejadas. O Paulo voltou à noite para Porto Alegre, tinha compromissos e não pode continuar. Terça-feira chuvosa, preparamos tudo para seguir viagem, fomos ao super comprar algum item que faltava, almoçamos um maravilhoso arroz de quenga pobre, feito em boa quantidade para sobrar para o almoço do próximo dia. As treze e trinta horas do dia 28/08 saímos eu e o Fernando rumo a Ilha Bela, ainda com muita chuva que só terminou na manhã de quarta-feira. As noites muito frias, porem muito claras, também grande movimento de pesqueiros e navios, vento favorável e fraco que na maioria das vezes era ajudado com motor. As nove e trinta da manhã de 30/08 chegamos no Iate Clube de Ilhabela. No primeiro dia não trabalhamos no barco só avaliamos o que teríamos que fazer no dia seguinte. Sangrar o Hidráulico do piloto que havia afrouxado os parafusos do solenoide e feito ar, este linear é o novo recém-instalado. Trocar uma chave que estava em curto, esta chave une às baterias de serviço à bateria do motor, usada para emergência no caso de ficar sem carga na bateria automotiva, substituir a bomba da caixa de esgoto do chuveiro, trocar o cabo do segundo riso que estava para romper, lavar o barco e abastecer de água.

CHEGANDO EM RIO GRANDE
02/09. Saímos as 8.30 de Ilhabela rumo a Paraty, navegada tranquila vento fraco às vezes nada, motor direto, dia ensolarado temperatura agradável, cerveja gelada e as 19.30 fundeamos na prainha ao lado da Marina do Engenho. Hoje dia 03/09 um dia especial, estou comemorando 10 anos sem cigarro. Única atitude na vida que me arrependo é de um dia ter fumado, e não era pouco! Três maços por dia em media, 60 cigarros dia X 10 anos = 219,000 ( Duzentos e dezenove mil) cigarro. Ter parado foi uma vitória, um dos meus orgulhos.